Toms shoes

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Toms Shoes

Toms Shoes é uma empresa americana, fundada em 2006 por Blake Mycoskie e atualmente sediada em Playa Del Rei, California (Estados Unidos). A empresa é especializada na venda de calçados de um modelo que é conhecido no Brasil e americana latina como alpargatas e mais recentemente começou a atuar também com óculos, mochilas e outros itens de vestuário. A grande diferença da Toms em comparação com seus competidores está no seu modelo de negócio que ficou conhecido como “One for One”, ou seja, a cada produto vendida da marca, outro (também novo e em perfeito estado) é doado para uma pessoa em necessidade ou para uma instituição que cuidará da distribuição desse produto.

HISTÓRIA DA TOMS SHOES:

Blake Mycoskie, fundador da empresa, ficou famoso em 2002 por participar do reality show americano “The Amazing Race” com sua irmã Paige. O reality show consistia em uma competição entre duplas em uma espécie de viagem pelo mundo. Apesar de não ter vencido a competição foi por conta do reality show que Blake conheceu a Argentina para onde regressou em 2006 e acabou conhecendo o calçado chamado de Alpargata que veio a ser o produto de destaque da marca.

Alpargata é um tipo de calçado bastante simples, geralmente feito com brim, lona ou material similar e com solado de corda ou borracha e tipicamente não possui cadarço.

Alpargata

As vendas começaram em 2006 e a proposta da marca era simples: para cada par de tênis vendido um outro seria doado para pessoas carentes. Pouco tempo depois do lançamento, uma reportagem publicada pelo Los Angeles Times mudou os rumos da marca que teve um aumento repentino das vendas e começou a fazer parte do desejo dos jovens americanos pela proposta inovadora. As primeiras doações da empresa foram feitas ainda em 2006 para crianças argentinas.

Atualmente os produtos da Toms podem ser encontrados nas maiores redes de varejo americanas ou comprados pelo site oficial da empresa que faz vendas para todo o Estados Unidos.

Em 2011 a Toms começou a trabalhar também com a venda de óculos com essa mesma proposta, ou seja, para cada óculos vendido um par seria doado para pessoas com dificuldades de visão. Segundo o próprio Blake, a falta de óculos é um dos principais agravantes do baixo rendimento escolar além de um grave problema para pessoas de idade que não são capazes de trabalhar pela falta de óculos.

Em 2014 a empresa teve 50% de sí vendido para a Bain Company, empresa de Private Equity, e na ocasião foi avaliada em US$625 milhões. De acordo com Mycoskie a aquisição é uma oportunidade para a empresa expandir sua atuação, ingressar em novos mercados e aumentar seu impacto para a sociedade.

O MODELO DE NEGÓCIO DA TOMS SHOES:

A Toms é uma empresa que ficou bastante famosa não somente pelos seus calçados, mas principalmente pelo seu modelo de negócio até então inovador. A empresa trabalha baseada no modelo “One-for-One” que foi implementado em larga escala pela primeira vez pela empresa de Blake Mycoskie e se baseia na doação de um produto para cada unidade vendida para o consumidor final, ou seja, através desse modelo a empresa é capaz de, além do lucro, gerar um impacto para a comunidade onde está inserida.  O modelo que foi criado e implementado com sucesso pela Toms ganhou tração e pouco tempo depois foi replicado por outras empresas como a Warby Parker (para cada unidade vendida de óculos um outro é doado pela VisionSpring) e a Nouri Bar (para cada barra de cereal vendida uma “refeição” é doada para alguma criança em necessidade).

Com seu modelo de negócio inovador a Toms levantou o questionamento sobre a real função das empresas e até que ponto as empresas podem causar impacto social e não somente focar no lucro para seus investidores.  Mais do que um modelo de negócio inovador e de cunho social Blake conseguiu também construir uma empresa lucrativa e praticamente inaugurou o chamado “Empreendedorismo Social”.

AS CRÍTICAS A BLAKE E A TOMS:

Blake Mycoskie

Conforme a empresa cresceu e ganhou os holofotes da fama ela passou a também a ser bastante criticada pelo mesmo modelo de negócio que a tornou famosa. Para muitos críticos a empresa utiliza a política do “One-for-one” apenas como uma estratégia de marketing e de autopromoção e não com um caráter de impacto social. A Toms não é uma ONG, uma fundação ou uma empresa que não vise o lucro, pelo contrário, a Toms é uma empresa como qualquer outra que busca otimizar seus resultados financeiros, mas sem perder de vista seu impacto na sociedade onde está inserida.

Devidos em parte as críticas ácidas as quais sofreu Blake simplificou seu estilo de vida e atualmente vive em um barco na California.  Recentemente a Toms também tem ajustado seu modelo de negócio e além de expandir sua atuação para outros produtos também está focando a produção de seus calçados na própria comunidade onde serão feitas as doações.

A AQUISIÇÃO DA TOMS SHOES PELA BAIN CAPITAL:

Recentemente – em 2014 – a Bain Capital (fundo de investimento bilionário americano) comprou 50% da Toms Shoes em uma transação estimada em aproximadamente 300 milhões de dólares, que estimou o valuation da empresa de 625 milhões de dólares. Apesar de quase contraditória, a aquisição da empresa por um dos maiores fundos de investimento do mundo (que é extremamente focado na rentabilidade de seus investimentos), Blake entende a aquisição pela Bain como uma oportunidade da empresa expandir sua atuação, seu impacto social e atingir novos mercados.

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