Quais são as melhores plataformas de cursos online?

Publicado 2 anos atrás por
Cursos online

CURSOS ONLINE, E-LEARNING E O ENSINO A DISTÂNCIA:

Foi na década de 90 que a internet começou a se popularizar e a facilitar o acesso da população mundial a informações que antes eram de difícil acesso ou inacessíveis. Nesse contexto, notamos que mudou também a forma como estudamos e aprendemos. O ensino, que até então era tipicamente feito em salas de aulas e em grupos, passou a ganhar um caráter mais individual e personalizado onde cada aluno pode estudar no seu ritmo, da sua maneira e as pautas de seu interesse.

A Internet e outra tecnologias permitiram que uma série de cursos e plataformas fossem estruturados e revolucionassem a forma de ensino. O e-learning, traduzido em português para aprendizado digital/eletrônico, nada mais é que o ensino não presencial com destaque para a tecnologia como meio de interação aluno-informação.

Cursos e especializações nas quais o aluno podia estudar de sua casa através de vídeo aulas foram os primeiros formatos a surgirem já que evitavam o deslocamento do aluno e forneciam a praticidade do estudo no momento que fosse mais conveniente, o que acabou criando novos mercados para as universidades. Com o tempo surgiram as primeiras aulas em tempo real transmitidas por video, ferramentas para chat online com professores para tirar dúvidas e resolver exercícios, além de plataformas interativas que permitem o aluno resolver problemas e evoluir nos estudos através de casos práticos. E mais recentemente, o surgimento de aplicativos para celular e a pulverização da internet móvel revolucionaram outra vez a forma com que as pessoas estudam e aprendem.

Hoje existem incontáveis cursos de altíssima qualidade disponibilizados online gratuitamente e qualquer pessoa com acesso à internet e interesse pode desfrutar e estudar em seu tempo livre os mais variados temas.

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS CURSOS DISPONÍVEIS?

Em uma pesquisa rápida pela internet você consegue encontrar cursos sobre praticamente quaisquer temas: cursos de programação, cursos de línguas como inglês e espanhol, focados no mundo de negócios, de fotografia, culinária e vários outros.

Mas, antes de escolher o curso exato que vai fazer, vale a pena pesquisar bem qual atende melhor suas necessidades. Boa parte dos cursos que são disponibilizados online são longos e bastante aprofundando e para extrair o máximo é importante que o aluno esteja de fato engajado e interessado na pauta, afinal, um dos pontos mais legais do aprendizado online é que é possível o aluno estudar no seu ritmo e focado nas pautas de seu interesse.

Basicamente podemos diferenciar os cursos com base nos seguintes critérios:

  • PREÇO: Existem cursos pagos e cursos gratuitos. Apesar de você encontrar uma diversidade enorme de cursos gratuitos excelentes é importante ressaltar que em alguns casos pode ser interessante cursos pagos pois eles, no geral, emitem um certificado de conclusão do curso. Se você nunca antes realizou algum curso online, vale a pena antes de partir para uma versão paga realizar alguns cursos gratuitos, isso vai te ajudar a encontrar a instituição que melhor te atende e garantir de você ser capaz de criar a rotina para estudar por conta própria;
  • IDIOMA:  Outra facilidade criada pelos cursos online é que você pode se inscrever em cursos de outros países com bastante facilidade. Existem inúmeras faculdades de fora do Brasil que ministram aulas online e você pode se aproveitar disso. Para quem tem facilidade com outros idiomas, além de ser uma forma para aprender algum conteúdo novo pode ser uma forma interessante de aperfeiçoar a língua e aprender termos técnicos. A maior parte dos cursos disponíveis estão em inglês, espanhol ou português, nessa ordem. Dependendo do curso, é extremamente recomendado que você realize em instituições do seu país de origem, por exemplo, cursos sobre questões tributárias e de direito são bastante relevantes serem feitos no Brasil pois englobam especificidades locais, por outro lado, cursos de programação e design podem ser feitos em instituições internacionais sem quaisquer problemas;
  • DIPLOMAS E CERTIFICADOS: Depende da instituição e do curso realizado, mas é bastante comum se encontrar cursos digitais que te fornecem um certificado de conclusão. Alguns desses certificados podem ser bastante relevantes profissionalmente e cada vez mais eles têm sido bem vistos por recrutadores. Antes de iniciar o curso vale a pena verificar se ele emite algum certificado de conclusão de ou não, já que isso é quase sempre feito automaticamente pelas próprias instituições e você não vai conseguir tal certificação de qualquer curso que realizar;
  • DINÂMICA DE ENSINO: Alguns dos cursos disponíveis pela internet possuem uma dinâmica bem definida de ensino, ou seja, possuem aulas com horários fixos, e muitas vezes exigem “tarefas de casa” e até uma presença mínima nas aulas. Mas, também existem cursos mais flexíveis que ficam ao total gosto do aluno a frequência, tempo de aula e temas estudados. A dinâmica de ensino é bastante importante para o aluno dar continuidade com o curso. Para pessoas que trabalham, estudam e não tem uma agenda fixa, um curso mais flexível talvez seja mais interessante pois o próprio aluno pode impor seu ritmo de aprendizado, porém, cabe lembrar que cursos flexíveis exigem a organização e comprometimento do aluno. Por outro lado, alunos muito acostumados com o modelo de ensino tradicional brasileiro podem optar em um primeiro momento por um formato mais rígido.

 

DISCIPLINAS MAIS COMUNS EM CURSOS ONLINE

É praticamente impossível listar todas as áreas em que existem aulas disponíveis online, afinal de contas, qualquer pessoa hoje pode produzir conteúdo e publicar em um blog, um canal de youtube ou qualquer outro meio. Você vai encontrar com bastante facilidade cursos de gastronomia, beleza e estética, moda, design, ciências da computação, negócios, produção de vídeo, direito, economia e finanças, empreendedorismo, engenharia, ética, física, medicina além de muitos outros.

Abaixo montamos uma lista das áreas mais comuns de cursos online e com plataformas mais bem preparadas:

  • PROGRAMAÇÃO E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO: Existem várias plataformas de ensino digital focadas apenas no ensino de linguagens de programação. Nessas plataformas é possível se aprender desde como criar um aplicativo para IOS, criar um site em wordpress e até linguagens específicas como MySQL, HTML, JavaScript, PHP entre outras. No geral esses cursos são bastante práticos e o aluno pode ao mesmo tempo em que assiste o curso programar e visualizar o resultado de seus códigos. Existem cursos bastante básicos então não é necessário qualquer conhecimento prévio para o aluno, basta escolher o curso adequado;
  • PRÉ-VESTIBULAR: Alunos que estão se preparando para prestar vestibular ou Enem tem um ótimo aliado na internet. Em algumas plataformas é possível encontrar materiais completos de estudo em diferentes disciplinas como física, matemática e português, além de provas, exercícios práticos, resumos, materiais complementares, aulas ao vivo e até a correção de redações;
  • ADMINISTRAÇÃO, NEGÓCIOS, EMPREENDEDORISMO E MARKETING: Costumam ser cursos bastante focados e abordam as mais diferentes especialidades. São no geral recomendados para quem já está no mercado de trabalho e gostaria de aperfeiçoar alguma área do conhecimento. É possível encontrar aulas específicas para se aprofundar em finanças, direito, negócios, marketing, desenvolvimento de produto, mídias sociais, recursos humanos e várias outras vertentes. Em alguns cursos você vai aprender como utilizar o Excel, em outros como fazer um plano de negócios e até como falar em público ou gerir pessoas.
  • CURSOS DE IDIOMAS: São plataformas focadas apenas no ensino de línguas. É bastante comum encontrar cursos de português para estrangeiros, inglês, espanhol, italiano e francês, para outras línguas o número de possibilidades é menor, mas também existem. Mesmo que você já domine a língua muitas vezes é interessante realizar um desses cursos para praticar ou até realizar um curso mais focado como os com ênfase em negócios por exemplo.

GUIA COMPLETO PLATAFORMAS ONLINE

CURSOS MINISTRADOS POR FACULDADES
INSTITUIÇÃO IDIOMA POSSUI DIPLOMA? VERSÃO GRATUITA? ÁREAS
FGV Online Português Direito e Negócios
Harvard Extension School (Harvard College) Inglês Diversos
UC Berkeley Webcast (University of Carlifornia, Berkeley) Inglês Diversos
Open Yale Courses (Yale University) Inglês Diversos
MIT Course OpenWare (Massachusetts Intitute of Technology) Inglês Diversos
Stanford on ITunes (Stanford University) Inglês Diversos
CURSOS SOBRE PROGRAMAÇÃO E CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
INSTITUIÇÃO IDIOMA POSSUI DIPLOMA? VERSÃO GRATUITA? LINGUAGENS
TreeHouse Inglês HTML, CSS, WordPress, Ruby, Python e outras
Code School Inglês HTML, CSS, Ruby, Git, Banco de dados e outras
Code Academy Inglês e Português HTML, CSS, JavaScript, jQuery, PHP, Python, Ruby e outros
Khan Academy Inglês SQL, JS, HTML
Lynda Inglês C, Git, IOS, Java, MySQL, PHp, Python, Ruby e outros
Coursera Inglês e Português Banco de dados, Python, IOS e outros
CURSOS DE PREPARAÇÃO PARA O VESTIBULAR E ENEM
INSTITUIÇÃO IDIOMA POSSUI DIPLOMA? VERSÃO GRATUITA? DISCIPLINAS
Descomplica Potuguês Biologia, Química, Física, Matemática, Geografia, História, Português, Redação, Inglês e outras
Khan Academy Português e inglês Matemática, Biologia, Física e Química e outras
Kuadro Português Matemática, Biologia, Física e Química
Me Salva Português Matemática, Física, Química, Biologia, Português, Geografia, História, Filosia e outras
   

QUAIS SÃO AS MELHORES PLATAFORMAS PARA ESTUDAR ONLINE?

 
TreeHouse

TreeHouse (Programação): Possui os melhores cursos de programação e a metodologia é excelente. Um dos diferenciais é que o TreeHouse trabalha com carreiras e não cursos isolados. No geral os cursos são bastante longos e completos. Disponível apenas em Inglês e não existe modalidade gratuita. Permite 15 dias de teste sem qualquer custo.

CodeAcademy

CodeAcademy (Programação): Provavelmente a melhor plataforma de programação e ciência da computação disponível na língua portuguesa. A versão gratuita possui cursos básicos interessantes, mas programadores mais avançados com certeza tem de optar pela versão paga.

codeschool

CodeSchool (Programação): A versão gratuita é mais completa que a do CodeAcademy, porém é disponível apenas em inglês.

Coursera

Cousera (Diversos): É um agregador de cursos das melhores instituições do mundo, nele você vai encontrar cursos das melhores universidades do mundo. Extremamente recomendado para cursos na área de negócios, ciências e engenharia. Alguns cursos possuem apenas versões paga e em outros você pode realizar o curso gratuitamente e pagar se quiser obter um certificado.

EdX

EdX (Diversos): Bastante similar ao Coursera. Em quase todos os cursos você pode optar por pagar (em dólares) para obter um certificado. Aborda assuntos como arquitetura, saúde e nutrição, matemática e muitos outros.  O ponto negativo é que os cursos possuem data de início definida.

Veduca

Veduca (Diversos): Possui algumas categorias de cursos: MBA, extensão e cursos gratuitos. Os cursos de extensão emitem certificados, enquanto os MBA´s emitem certificados aprovados pelo MEC.

eduK

EduK (Diversos): Plataforma brasileira com cursos sobre gastronomia, beleza e estética, moda, artesanato e outros. O ponto positivo é que possui cursos diferenciados do restante do mercado, mas com horários fixos. Possui uma semana de teste gratuito.

Descomplica

Descomplica (Pré-vestibular): Excelente plataforma para quem está se preparando para exames vestibular ou enem. Conteudo de qualidade e bastante focado. Possuem vídeo aulas prontas, além de aulas ao vivo, correção de redações e outros recursos que dependem do plano.

 

DICAS PARA ESTUDAR EM CASA

Estudar de casa pela internet e fazer cursos das melhores universidades praticamente de graça soa como algo extremamente interessante, porém, é muito comum que vários alunos desistam do curso ao longo do caminho. Separamos algumas dicas para você se organizar e decolar nos estudos:

  • PREPARAÇÃO: Antes de iniciar qualquer curso pesquise bem. Existem inúmeros instituições e cursos disponíveis. Procure bem por aquele que mais lhe interessa, crie seu login na plataforma (na maioria delas e necessário fazer um cadastro rápido) e defina suas metas e ritmo de estudo previamente. Essa preparação prévia vai te ajudar a não perder tempo pesquisando cursos quando for começar a estudar. Aproveite o final de semana para fazer essa seleção e inicie seus estudos em uma segunda-feira.
  • AUMENTE A DIFICULDADE COM O TEMPO: Comece seus estudos com cursos mais fáceis, de pautas de seu real interesse, no seu idioma nativo e de horários flexíveis. Isso vai facilitar você dar sequência nos estudos e não desistir nos primeiros dias. É muito comum pessoas procurarem por cursos de qualificação profissional e bastante técnicos, mas no geral eles podem ser complexos e trabalhosos. Inicie seus estudos por algo mais simples (Dica! Estudar um hobby pessoal é o ideal. Existem inúmeros cursos sobre design, fotografia, música, cinema, artesanato e maquiagem que podem facilitar o processo de aprendizagem) e conforme você se familiarizar com a forma de estudo e tiver dominado as rotinas caminhe para cursos mais aprofundados;
  • CRIE UMA ROTINA: No ensino tradicional é bastante comum termos rotinas mais claras de estudos (aulas em horários fixos e provas com data marcadas por exemplo), porém quando essa rotina depende do próprio aluno muitas vezes ela sequer chega a ser criada e para evitar isso criar uma rotina de estudos é bastante importante! Reserve um horário fixo todos os dias e defina um tempo mínimo de estudo semanal. Pessoas com agenda muito lotada podem aproveitar o período da manhã para realizar cursos mais pesados ou ao final do dia para cursos mais leves devido ao cansaço do expediente de trabalho;
  • EVITE DISTRAÇÕES: Por se tratar de cursos digitais e que são realizados de casa e no computador ou celular, é comum que alunos iniciantes de distraiam o tempo todo e no final não atinjam os resultados esperados. Reserve um cômodo da casa silencioso e sem distrações, desligue o celular e evite qualquer tipo de distração no próprio computador (jogos, mídias sociais e/ou programas de chat online);
  • TENHA METAS: Defina metas claras como o número de horas estudadas por semana, o número de cursos que você gostaria de realizar ao final de um mês ou as pautas que você gostaria de ser um expert ao final do semestre. Essas pequenas conquistam ajudam na motivação dos estudos e a dar continuidade no que foi previamente planejado. Um dos grandes questionamentos dos próprios alunos ao método de ensino tradicional é que eles não conseguem perceber a aplicação do que estão aprendendo no dia-a-dia, um outro tipo de meta interessante é definir desafios reais para o aluno. Por exemplo, alguém estudando programação pode ter como objetivo criar um aplicativo para celular, enquanto alguém estudando culinária pode querer realizar um jantar para os amigos com pratos típicos da culinária francesa e vinhos.
 
Compartilhar:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Quer deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TuaCarreira.com.br