Capex e Opex: definições e diferenças

Publicado 3 meses atrás por
Capex_e_opex

O QUE É CAPEX:

CAPEX é o acrônimo para Capital Expenditure, ou despesas de capital ou investimento em bens de capital na lingua portuguesa. O termo faz referência a quantidade de capital desembolsada por empresas para gerar benefícios futuros através da aquisição de bens de capital. Fazem parte dessa categoria despesas com a aquisição de bens materiais, maquinário, equipamentos, instalações e outros. Ou seja, a compra de um novo prédio para a empresa, computadores para os funcionários, a compra de um novo maquinário são todos despesas tipicamente classificadas como CAPEX. Depesas desse tipo geralmente são depreciadas no período de 5 a 10.

As principais vantagens de CAPEX:
  • Apesar do grande dispêndia de capital, costuma se mais barato. Por exemplo, imagine que ao comprar um equipamento você conseguirá produzir suas peças a um custo menor que um fornecedor, mas, para conseguir isso precisará realizar um grande investimento na compra do equipamento.
  • Despesas com CAPEX passam a ser incorporadas como ativos no balanço da empresa.

O QUE É OPEX:

OPEX é o acrônimo para Operational Expenditure ou despesas operacionais em português. Em oposição ao CAPEX, despesas operacionais são aquelas relacionados aos gastos com manutenção ou com consumíveis do negócio para seu pleno funcionamento e produção, ou seja, é o capital que a empresa utilizar para transformar seus insumos em produtos e serviços. Despesas que tipicamente são enquadradas como OPEX são alugueis, seguro, serviços básicos de infra-estrutura como água, luz e energia etc.

Por tipicamente serem mais evidentes no dia-a-dia das empresas, esse tipo de despesa é alvo constante da gestão na tentativa de reduzir seu valor sem impactar a qualidade do serviço oferecido ao cliente final.

As principais vantagens de OPEX:
  • Da ótica contábil, despesas OPEX são mais interessantes pois são consideradas dedutíveis.
  • Da ótica de negócios, esse tipo de despesa também permitir maior flexibilidade das empresas que não precisam realizar grandes aportes de capital.
  • Reduz ou praticamente elimina a necessidade de emprestimos e financiamentos.

EXEMPLOS DE OPEX E CAPEX:

Para que as definições fiquem bastante claras vamos analisar alguns exemplos. Imagine que você é dono de uma empresa fabricante de brindes promocionais e comprou um equipamento para fazer estapagem de camisetas. Nesse contexto, a compra do equipamento é uma despesa do tipo CAPEX. Ao longo do tempo essa máquina irá precisar de manutenções e reposição de peças, essas despesas serão todas categorizadas como OPEX.

CONVERSÃO DO CAPEX EM OPEX:

Um questionamento muito comum por parte de empreendedores é o de como eles podem fazer para evitar grandes investimentos em CAPEX que geralmente trazem consigo uma série de riscos envolvidos. Pense quão arriscado é a sua empresa fazer um investimento na compra de um prédio ou uma frota de veículos para fazer sua logística. Uma alternativa a fazer um grande investimento como esse é a contratação de um serviço e a consequente conversão de um custo de CAPEX em OPEX. Ou seja, ao invés de alocar uma quantidade considerável de capital na compra de um prédio para estabelecer seu escritório (o que exigiria um grande capital inicial) a empresa pode optar por simplesmente locar um escritório.

Um termo que tem sido muito utilizado recentemente e que está bastante ligado a conversão de CAPEX em OPEX é o de Outsource. Outsource é terceirização de alguma atividade a uma outra empresa prestadora de serviço, por exemplo, ao invés de montar um time de atendimento ao consumidor uma empresa qualquer pode optar por contratar uma empresa especializada na prestação desse tipo de serviço.

O QUE É MELHOR: CAPEX OU OPEX?

Não existe certo ou errado nesse contexto, em alguns casos vai fazer mais sentido sua empresa apostar e fazer grande investimentos, em outros não. A opção ideal para o seu negócio vai depender da complexidade do seu projeto e se existe alguma empresa capaz de te oferecer algo que atenda  necessidade da sua empresa, da disponibilidade de capital da empresa para fazer investimentos maiores em CAPEX e de uma série de outras particularidades do seu negócio.
Compartilhar:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Quer deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TuaCarreira.com.br